BLOG

Como é feito o tratamento da água dos spas?

Como é feito o tratamento da água dos spas?
04 de Março de 2020   |   Informativo | Dúvidas

O tratamento da água dos spas é uma parte importante na rotina de quem tem esse privilégio dentro de casa. Afinal cuidar da limpeza é fundamental, tanto para o conforto e a saúde da família quanto para a durabilidade do produto.


Mas quando o assunto é o tratamento da água muita gente relaciona logo ao tratamento da água de piscinas. Porém apesar de terem alguns elementos semelhantes – como bomba, filtro, retorno e dreno – há diferenças que merecem bastante atenção na hora de entender e realizar o procedimento de limpeza.


De uma forma geral, essa diferença começa na presença dos aquecedores, já que a maioria das piscinas não costuma ser aquecida. E mesmo quando é aquecida, a temperatura da água não costuma ser tão alta.


Para se ter uma ideia, a água de um spa fica em torno de 30ºC a 35ºC, e é essa energia térmica que, no banho aquecido potencializado com os jatos, ajuda a dar aquela sensação de relaxamento tão gostosa. 


Por que a temperatura faz diferença?


Essa diferença de temperatura é importante porque, quanto mais alta ela for, maior a transpiração do usuário. E junto com o suor, são eliminadas toxinas e substâncias que acabam alimentando bactérias e outros microrganismos. O tratamento correto da água do spa, então, se torna ainda mais importante.


A primeira necessidade é manter o pH da água no nível certo, em torno de 7,2, seja qual for o volume de água do equipamento. Outro ponto interessante é controlar a alcalinidade, porque ajuda a manter a estabilidade do pH. Isso você consegue com alguns kits encontrados em lojas especializadas.


Estes dois fatores bem controlados, com a medição sendo feita mais ou menos uma vez por semana, são essenciais para que os produtos de tratamento tenham o efeito ideal.


Que produtos utilizar no tratamento da água dos spas?


Se o primeiro produto que você pensou é o cloro, esqueça. Ao contrário do tratamento da água da piscina, há produtos mais indicados, próprios para o uso em spas. A verdade é que o cloro é muito agressivo e pode danificar a peça, prejudicando o acabamento e a vida útil do spa.


A Youcare, por exemplo, desenvolveu uma linha completa de produtos especialmente para spas, que não só protegem como unem funcionalidade e sustentabilidade. São ideais para quem quer praticidade e eficiência no tratamento da água do spa.


É possível optar pelo Completo Luxo Youcare Spa, um único produto que atende a todas as etapas do tratamento e mantém o spa sempre pronto para uso. Ou mesmo os produtos com funções específicas como o elevador ou o redutor de pH, o decantador, o teste spa, o eliminador de oleosidade, o Spa Clear para o filtro ou ainda o kit de sanitização.


E se o spa ficar ao ar livre como em uma área externa, é uma boa opção utilizar um algicida, pois a chuva, principalmente, pode favorecer a proliferação de algas.


As bordas também requerem um cuidado especial pois elas acabam concentrando impurezas e oleosidade originados do corpo ou de produtos como bronzeadores e cremes hidratantes. Nesse caso, o eliminador de oleosidade ajuda na quebra dessas moléculas dissipando-as e facilitando a eliminação através das formas de tratamento complementares.  


Com essas dicas e cuidados você trata a água do spa de forma ideal para aproveitar suas horas de paz e relaxamento no momento que quiser!


Ainda não tem um spa para chamar de seu? Veja como escolher a banheira ou spa de hidromassagem ideal e aproveite para conhecer todos os modelos da Artzzen!



Compartilhe