BLOG

Guia completo para um banho de banheira relaxante!

Guia completo para um banho de banheira relaxante!
24 de Fevereiro de 2021   |   Curiosidades

Guia completo para um banho de banheira relaxante!



Um banho de banheira ao final do dia, quando estamos cansados do trabalho e estudos. Parece perfeito para relaxar, não é? Para usufruir deste momento delicioso, existem produtos e cuidados que você deve adotar.


Neste post, fizemos um guia completo para você ter um banho de banheira relaxante. Confira!


 


Tipos de banho de banheira



Antes de falar do banho de banheira de forma geral, precisamos apontar os diversos tipos existentes. Sim, não é só colocar produtos aleatórios e se jogar lá dentro! Existem banhos energizantes, de imersão, de sais, de espuma e até de gelo. 


banho de imersão quente é aquele em que o foco principal é combater o estresse e a ansiedade, pois atua sobre o bem-estar geral do corpo. A hora perfeita para esse banho de banheira é próxima ao horário de se deitar.


O banho de imersão pode ser também frio. É aqui que entra em cena o banho de gelo, que pode ocorrer entre 10°C e 15,5°C, entre 10 e 15 minutos. 


Muito utilizado por atletas amadores ou de alto rendimento, o banho de gelo (espécie de crioterapia) contrai os vasos sanguíneos e diminui a atividade metabólica. Isso ajuda a reduzir inchaço e inflamação por esforço, bem como prevenir lesões e tratá-las.


Os banhos energizantes também aumentam o bem-estar e revigoram. Podem estar ligados ao aspecto espiritual. Costumam ter ervas, flores, sais e águas de diversas fontes. O foco são as boas energias.


Os banhos de sais são grandes aliados dos tratamentos de beleza. Os sais de banho limpam, relaxam e hidratam a pele. Além disso, proporcionam uma gostosa sensação devido aos cheiros e texturas.


Por fim, outro tipo de banho de banheira muito gostoso é o banho de espuma. Seu objetivo é relaxar o corpo e a mente, com aquela sensação de aconchego. Mas para aproveitar melhor, é preciso usar os produtos corretos e a quantidade ideal!


 


O banho de banheira perfeito



Quando pensamos em um banho de banheira, diversos benefícios vêm à mente. Para tanto, você deve saber exatamente como preparar banho de banheira. Para cada tipo, existe um modo específico.


Veja como exemplo o banho de espuma. O ponto chave aqui é não errar o preparo. E como preparar banho de banheira com espumas? Ao encher a banheira, misture um produto próprio para o banho de banheira, que seja de sua preferência. Uma dica: lavanda é um coringa para um momento de relaxamento. 


Depois, ligue a hidromassagem para misturar bem os produtos com a água.


Quando a banheira estiver cheia, adicione sais de banho aromáticos (se quiser) ou sal grosso. Esses são ingredientes importantes para formar uma espuma consistente e duradoura. Agora é só curtir.


Pensando em banho de banheira, produtos são uma parte fundamental. Por isso, pontuamos a seguir aqueles que não podem faltar!


 


Produtos que não podem faltar



Escolher bons produtos para um banho de banheira relaxante é metade do caminho. Por isso, pense em texturas e aromas agradáveis. Esses 20 minutos serão um momento de conexão com seu corpo. Mas quais os produtos não podem faltar? Veja:



  • Óleos essenciais/aromáticos adequados aos seus objetivos;

  • Sabonetes massageadores ou barras de massagem;

  • Velas, do tipo aromáticas ou não, para criar um clima;

  • Essência para banho de banheira;

  • Sais de banho relaxantes.


 


Cromoterapia e aromaterapia


Como preparar banho de banheira utilizando cromoterapia ou aromaterapia? 


A cromoterapia é baseada nas cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, azul, verde e violeta. Através da energia desprendida pela vibração de cada cor é possível conseguir benefícios diferentes para o organismo.


Enquanto o vermelho é a cor da energia, da vitalidade e da adrenalina, o verde alivia a tensão e equilibra o cérebro. O laranja aumenta a energia dos pulmões e do estômago, e o amarelo tonifica os músculos e melhora o sistema digestivo, sendo também purificante. 


O azul ajuda na eliminação de toxinas por meio da respiração, e o violeta interfere no metabolismo. Ou seja, sempre tem uma cor para atender aos seus objetivos. Por isso, pense bem na escolha das cores do ambiente na hora do seu banho de banheira.


Já a aromaterapia desperta sensações e sentimentos por meio do olfato. Ela é feita, principalmente, por óleos essenciais, mas também por velas aromáticas. A aromaterapia é um tipo de tratamento holístico que utiliza os aromas de materiais vegetais para melhorar o bem-estar físico e psicológico.


 


Cuidados necessários



O banho de banheira perfeito depende de alguns cuidados. O primeiro delas é a duração. Algo em torno de 20 minutos é o ideal. Banhos longos podem ressecar a pele e provocar manchas e dermatites no corpo.


Outro ponto fundamental é o tratamento de água, que envolve temperatura e pH.


A temperatura, em um banho quente, deve ficar em torno de 30ºC a 35ºC. Quanto mais alta ela for, mais o usuário transpira. Além do suor, outras toxinas e substâncias são eliminadas, o que torna a limpeza ainda mais importante. 


O pH da água deve estar em torno de 7,2, independentemente do volume de água do equipamento. A alcalinidade pode ser controlada com alguns kits encontrados em lojas especializadas. 


O tratamento de água depende bastante da limpeza da banheira. Ela envolve uso de produtos certos para deixá-la livre de sujeiras e bactérias. Primeiro, limpa-se a superfície. Depois, utiliza-se produtos com ela levemente cheia. Confira neste nosso post o guia completo para limpeza da sua banheira.


Outro cuidado que interfere na qualidade do banho de banheira é o programa escolhido, que varia conforme cada banheira. Há vários modelos, com jatos e/ou mini-jatos, acessórios agregados e muito mais. Pense em suas necessidades naquele momento e escolha o mais adequado.


Por fim, tenha cuidado com sua pele. Para otimizar seu banho, você deve preparar sua pele. No banho de espuma, por exemplo, não é indicado esfoliar a pele durante o banho devido à dilatação dos poros. Neste caso, o ideal é fazer a esfoliação antes.


Assim, sua pele fica mais sensível aos jatos d’água, auxiliando na remoção de células mortas e promovendo renovação natural. 


Ao final do banho, existe a dúvida sobre hidratar ou não o corpo todo. Alguns profissionais acreditam que nenhum tipo de produto deve ser usado no corpo. No entanto, existe também a recomendação de hidratá-lo, pois a água quente pode ressecar a pele. Mas o melhor é sempre seguir a orientação do seu dermatologista que irá considerar a particularidade da sua pele.


O banho de banheira perfeito envolve muitas coisas, como produtos, estímulos e um local agradável. Com o cuidado certo, a única certeza é que será relaxante.


Que tal aprender como preparar um banho de banheira romântico?


 

Fonte: Artzzen Spas e Hidromassagem


Compartilhe