Moro em apartamento, posso ter uma banheira de hidromassagem?
Nada como relaxar em uma banheira de hidromassagem depois de um dia exaustivo. Mas muito se engana quem pensa que esse é um privilégio de quem mora em casa. Quem vive em apartamento também pode desfrutar de um banho de hidromassagem.
No entanto, é preciso atenção a alguns pontos antes mesmo de escolher o modelo. Não só a instalação requer alguns cuidados especiais, como também a definição do local em que a banheira será instalada.
Veja o que é preciso saber para ter sua banheira de hidromassagem em apartamento e garantir horas perfeitas de relaxamento.
Escolha o local de instalação da banheira
A banheira pode ser instalada em um quarto, varanda, terraço ou banheiro. No entanto, é preciso considerar um espaço mínimo disponível, assim como a necessidade de instalações elétrica e hidráulica.
Uma boa possibilidade para otimização do espaço em ambientes reduzidos por exemplo é colocar no banheiro, abaixo do chuveiro.
Considere o peso da banheira de hidromassagem cheia
Esse é outro ponto muito importante para quem mora em apartamento. O peso da banheira cheia pode afetar a estrutura do edifício, por isso, antes de mais nada, é preciso saber se o condomínio permite a instalação do produto.
Caso positivo, é necessário que um engenheiro ou arquiteto faça uma avaliação do impacto do peso da banheira na estrutura. Um modelo pequeno costuma pesar pelo menos 200 kg quando cheio.
Por isso, o profissional pode considerar necessário reforçar a base, escolher outro local ou mesmo desaconselhar a instalação por questões de segurança.
Instalações elétrica e hidráulica
Uma banheira de hidromassagem requer acesso a pontos de abastecimento e drenagem de água. Também pode haver necessidade de adaptação do sistema elétrico, como instalação de um disjuntor independente, ponto extra de energia ou troca da fiação, por exemplo.
É importante que essa avaliação também seja feita por um eletricista habilitado, até para que a garantia do produto seja mantida.
Detalhes burocráticos
Fique atento a pequenos detalhes burocráticos para evitar problemas futuros. Além de consultar o condomínio, é boa prática avisar o vizinho de baixo sobre a instalação da banheira.
Por outro lado, algumas legislações municipais vetam ou restringem a instalação de banheiras em varandas de apartamentos. Por isso é sempre importante consultar o que diz o código de posturas da sua cidade.
Hora de escolher a melhor banheira de hidromassagem
Depois de tudo aprovado e resolvido, é hora de escolher a banheira que melhor se adeque às suas necessidades, mas que também harmonize esteticamente com o ambiente.
Há vários modelos no mercado, mas opte sempre por uma empresa sólida, que ofereça todo suporte em todas as etapas da venda e pós-venda. Assim você poderá usufruir de todos os benefícios de ter uma banheira de hidromassagem no apartamento com todo conforto e segurança.
Conheça as banheiras de hidromassagem da Artzzen e encontre o seu modelo perfeito!
Compartilhe