BLOG

Passo a passo da manutenção da banheira de hidromassagem

Passo a passo da manutenção da banheira de hidromassagem
04 de Dezembro de 2019   |   Informativo

Ter uma banheira de hidromassagem ou SPA em casa é investir na sua qualidade de vida. São vários os benefícios para a saúde do corpo e da mente, mas para eles terem uma longa vida útil precisam da manutenção adequada.


Pequenos detalhes podem influenciar na qualidade do banho, no desgaste dos equipamentos e acessórios e até mesmo na aparência das peças.


Veja nesse passo a passo como cuidar da banheira de hidromassagem ou SPA e garanta muitos anos de conforto e relaxamento.


A importância da qualidade da água


Uma diferença da banheira de hidromassagem em relação ao SPA é que ela é enchida na hora de ser usada e esvaziada logo após o término do banho.


Já os SPAs, até pela maior quantidade de água (banheiras normalmente têm capacidade entre 190L e 310L, enquanto SPAs podem ter entre 900L e 2.200L) os usuários costumam deixá-lo permanentemente cheio.


No entanto, é muito importante que a água seja tratada com produtos próprios que controlam o aparecimento de algas, fungos e bactérias. 


Esse controle pode ser feito com os kits de produtos químicos próprios para manutenção de SPA,  que já são encontrados prontos no mercado, e para garantir a segurança e eficiência no tratamento, eles devem ser utilizados seguindo rigorosamente a indicação do fabricante.


Além dos produtos químicos próprios para SPA você também pode utilizar sistema de tratamento por Ozônio por exemplo, que é um equipamento que realiza o tratamento da água de maneira mais natural sem agredir a superfície do SPA e nem a saúde. 


Vale a pena lembrar que você não deve utilizar qualquer tipo de produto a base de cloro, ou que possuam cloro em sua composição, pois o mesmo irá danificar a superfície do SPA e também suas peças e equipamentos, além de serem prejudiciais a saúde quando presentes em altas concentrações. 


Cuidados com a superfície


Já a banheira, ao contrário do SPA, permanece seca a maior parte do tempo. No entanto, ambas quando forem esvaziadas precisam ser limpas com os mesmos cuidados.


É muito importante que a limpeza de ambos não leve produtos fortes ou abrasivos, e nem seja feita com materiais como palha de aço, sprays, água sanitária, desinfetantes à base de pinho ou qualquer produto que contenham soda cáustica ou amoníaco.


Use apenas produtos neutros para limpar a banheira


Na limpeza diária use apenas detergente neutro com um pano limpo, macio e apenas levemente umedecido. Se for apenas limpar a poeira, use apenas pano ou toalha de algodão limpa e seca.


Riscos suaves na banheira devem ser removidos com cera siliconada. Já para os apoios de cabeça utilize apenas escova de cerdas macias ou um pano com água e sabão neutro. Uma vez por mês utilize um silicone de limpeza preferencialmente em gel para aumentar a resistência à água e proteger contra o ressecamento causado pelos raios UV.


Para ajudar a manter o brilho do acabamento em Gel Coat é importante fazer um polimento periódico com cera líquida automotiva a base da água, usando apenas uma flanela.


Limpeza da tubulação


A manutenção deve incluir uma limpeza regular da tubulação. A banheira deve ser cheia com água na temperatura do banho (menos de 40ºC) até que os jatos estejam encobertos.


Coloque duas colheres de chá de detergente neutro e deixe funcionando por cerca de 20 minutos. Depois desse tempo esvazie a água e a encha novamente com água fria e limpa, deixando funcionar por mais 15 minutos, e esvazie novamente.


Mantenha longe da sua banheira de hidromassagem


Alguns produtos podem amarelar ou manchar a banheira ou SPA com o passar do tempo, outros podem prejudicar o acabamento de alguma forma. Veja o que manter bem longe da sua banheira de hidromassagem:



  • Desengordurantes abrasivos que contenham álcool, amônia ou que sejam derivados de petróleo;

  • Lâminas e objetos cortantes sob a superfície ou em seu interior;

  • Produtos com soda cáustica ou amoníaco;

  • Produtos abrasivos, solventes, gasolina;

  • Esmaltes, removedores de esmalte;

  • Óleos de banho, protetores solares;

  • Desinfetantes à base de pinho;

  • Palha de aço;

  • Sprays.


Com esse passo a passo você garantirá uma vida longa para sua banheira de hidromassagem, garantindo muitos anos de relaxamento no seu pequeno pedaço de paraíso.


Agora que você já sabe como fazer a manutenção adequada, venha conhecer os modelos da Artzzen e escolher aquele que é ideal para você!

Fonte: Artzzen Spas e Hidromassagem


Compartilhe